quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Resenha: Maligna, A Versão da Bruxa Malvada do Oeste (Wicked)

Sei que eu demorei muito, muito, muuuuuito tempo para fazer essa resenha, rsrs, mas finalmente, aqui vai ela:

Capa Brasileira
Todos conhecem a clássica história da garotinha Dorothy de O Mágico de Oz. Mas o que dizer de sua arquiinimiga? Alguém já ouviu a versão dessa história contada pela misteriosa Bruxa do Oeste?
Neste livro, Gregory Maguire nos transporta para um mundo tão rico e fantástico que nunca mais enxergarem Oz com os mesmos olhos. Aqui, conheceremos animais que falam como humanos; Munchkinlanders que buscam o conforto e a estabilidade da classe média; o Homem de Lata que se transforma em vítima da violência doméstica, e também a pequena Elphaba, criança inexplicavelmente verde, de dentes afiados e rejeitada pela mãe desde o nascimento - Elphaba crescerá e se tornará a famosa Bruxa do Oeste -, uma criatura esperta e mal compreendida, que vai nos desafiar a pensar acerca dos conceitos de bem e mal.

Livro: Maligna
Autor: Gregory Maguire
Editora: Ediouro
Numero de Páginas: 416
Ano: 2007

Eu tive que adiar essa resenha por mais três dias depois de acabar o livro porque eu não fazia ideia de como fazer a resenha dele, e ainda continuo não sabendo como fazer-la.
Bom, pra começar, embora seja a versão de uma personagem de um livro infantil, esse livro não tem nada de infantil.

Ao começar pela mãe da Elphaba, que era, digamos, carente. Quando Elphaba nasce, é rejeitada pela mãe por ser menina, e mais ainda por ser verde, sem falar das suas enormes unhas e seus dentes super pontiagudos, mas seus pais a criam mesmo assim. Desde criança Elphaba teve que aprender a sobreviver com comentários e exclusão social, afinal, era uma garota verde, embora eu não tenha achado grandes coisas considerando um lugar onde uma pessoa pode ter o nome de Coração de Tartaruga, voar em uma vassoura, ou até mesmo ser estuprada por duendes.

Esse livro virou o meu favorito, porque não é o clássico "sofri bullying e acabei como uma pessoa má para me defender", não, Elphaba é sim uma pessoa sarcastica, mas não é má, ela defendeu o que acreditava até o fim, tentando fazer o bem não só a ela, mas a todos os moradores de Oz. Então se eu tivesse que descrever a Elphaba para alguém, eu diria que ela é uma pessoa boa, de personalidade, que luta pelo que acredita, mesmo que tenha que morrer pra isso.

"Aparências são só aparências"

"Eis uma boa razão para a gente não se apaixonar: ficamos cegos. O amor é uma distração maldosa"

"Ninguém controla o seu destino. Mesmo na pior situação, sempre há uma escolha."

"O mal não é fazer coisas más, é sentir-se mal depois de fazê-las"

Embora o livro seja sobre a "Bruxa Malvada" do Oeste, você também vai conhecer melhor os outros personagens como a fada Glinda, a Bruxa Malvada do Leste e até mesmo próprio Mágico, sem contar em todos os outros personagens que surgem aqui.

1 Dica para quando você for lê-lo: desprenda-se completamente de O Mágico de Oz, essa é a versão da Elphaba e não da Dorothy.

Outra Capa Brasileira
Capa original, a Norte-Américana

O livro também conquistou um lugar na Broadway, e é um dos musicais que estão sempre em cartaz, mas embora eu ainda não tenha assistido, as pessoas que já viram o musical dizem que é muito, Disney, e que quase não tem haver com a historia contada no livro.


Desculpa se a minha resenha não foi bem o que vocês esperavam, mas é que esse é um daqueles livros que se você coloca uma palavrinha a mais já dá spoiler, e eu estou tentando dar o mínimo de spoiler possível, se não ia tirar toda a graça né. ;)

12 comentários:

  1. Bem legal,gostei bastante !

    dudynhaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre amei a bruxa malvada do Oeste!
    Acho ela incrível, talvez eu goste deste livro né?
    Não o conhecia!
    Beijos Danielle
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho duvidas de que vai gostar, a melhor releitura de um conto de fadas que eu já li até hoje.

      Excluir
  3. É bom ver a versão da história contada pela bruxa. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa parece ser super legal! Fiquei curiosa, quero ler! bjks

    http://www.fashioncrush.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Opa, gostei da sua resenha! xD
    Fiquei curiosa a respeito do livro, gosto bastante dessa temática e agora é uma época perfeita para esse gênero! hahaha
    Beijos, Lerissa K. :D
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Conhecendo livro agora,curi sua resenha ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada que bom que gostou, é um livro incrivel, super recomendo :)

      Excluir